Importância do Acompanhamento Jurídico nas Operações de M&A

Helena Munoz Ott
Helena Ott Sócio
15/05/2023 3 minutos de leitura
Importância do Acompanhamento Jurídico nas Operações de M&A
Importância do acompanhamento jurídico nas operações de M&A
Imagem: Unsplash

Importância do acompanhamento jurídico nas operações de M&A:

Mergers and Acquisitions (M&A) — ou no bom Português, Fusões e Aquisições — são práticas societárias realizadas em larga escala e de forma cada vez mais recorrente por organizações como estratégias de expansão, aumento de receita, lucro ou market share. Em termos jurídicos, o Código Civil Brasileiro definiu e compilou essa matéria em seu Capítulo X, que abrange os artigos 1.113 até o 1.122 e, também, a Lei das Sociedades por Ações trouxe no Capítulo XVIII, em seus artigos 220 até 234, o que são as operações de transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas.

Em crescimento exponencial nos últimos 3 anos, essas operações societárias mostram-se como uma alternativa interessante para empresas não tão bem capitalizadas como forma de expansão das suas operações, quando há necessidade de maior capital para esse desenvolvimento. Por outra, também é uma oportunidade para que corporações possam atingir novos públicos ou, ainda, conquistarem e terem acesso a tecnologias que melhorem suas vantagens competitivas e agreguem maior valor à operação empresarial.

Costuma-se dizer que as operações de M&A são capazes de gerar sinergia empresarial, pois a união de duas empresas juntas vale mais que as duas de forma independente. Da mesma forma, é voz corrente que embora as diversas fases necessárias pelas quais essa operação deve passar, concentra-se em dois grandes vetores: 50% preço e 50% condições. Alcançar uma boa avaliação da empresa é fundamental, mas não é o principal, pois existem critérios também tão importantes quanto a apuração do valor em si no âmbito da operação. Auferir com cuidado o ‘preço’ que vai nortear essa operação é tão importante quanto entender o quanto embutido está nessa quantia o potencial crescimento da empresa – seja sob o ponto de vista de quem vende, seja do de quem compra.

Igualmente importante verificar os impactos fiscais, qual será o poder de gestão, qual estrutura é oferecida ou deverá ser construída nessa operação; situações que demandam análise negocial, evidente, própria dos empresários e investidores, mas, também, sem olvidar a relevância da assessoria e acompanhamento jurídico em toda a operação. Semelhantes nas fases do processo, as operações de M&A devem ser acompanhadas por um jurídico robusto ao lado da empresa, claro que aliado aos profissionais técnicos também atuantes em cada etapa: Planejamento Estratégico e pré-transação, Valuation, confecção de Acordo de Confidencialidade e Memorando de Entendimentos ou Term-Sheet, Due diligence, Estruturação tributária e societária, Closing ou Encerramento da Negociação e Pós-Closing ou Pós-transação.

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp
Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...