AUXÍLIO-ACIDENTE É O NOVO ALVO DO PENTE-FINO DO INSS

Adriana Roncato
Adriana Roncato Sócio
21/05/2022 4 minutos de leitura
AUXÍLIO-ACIDENTE É O NOVO ALVO DO PENTE-FINO DO INSS
AUXÍLIO-ACIDENTE É O NOVO ALVO DO PENTE-FINO DO INSS
Imagem: Freepik

O QUE É AUXÍLIO-ACIDENTE?

O auxílio-acidente é pago pelo INSS aos segurados que sofreram acidente de qualquer natureza e apresentam sequelas de caráter definitivo que implicam em redução da capacidade laboral.

Para saber mais sobre as características desse benefício, acesse nosso site: AUXÍLIO-ACIDENTE (garrastazu.adv.br)

Fábio Zambitte Ibrahim1, em seu Curso de Direito Previdenciário, assim versou acerca do benefício:

O auxílio-acidente é o único benefício com natureza exclusivamente indenizatória. Visa a ressarcir o segurado, em virtude de acidente que lhe provoque a redução da capacidade laborativa. Este benefício está previsto na Lei n.º 8.213/91, art. 86 e no RPS, art. 104. (...)
Perceba que o segurado não está incapaz, mas teve uma redução da capacidade laborativa, que deve ser aferida pela perícia médica do INSS. Este benefício é cabível também na hipótese do segurado ficar incapaz para a sua atividade e ser reabilitado para outra, pois há aí evidente redução da capacidade laborativa (desde que originária de acidente).
AUXÍLIO-ACIDENTE É O NOVO ALVO DO PENTE-FINO DO INSS
Imagem: Freepik

NOVO PENTE-FINO DO INSS

Através da Medida Provisória n.º 1.113/2022, publicada em 20/04/2022, o Governo Federal e INSS alegam que pretendem tornar mais célere a análise e concessão de benefícios por incapacidade.

Ocorre que a MP também traz novidades acerca do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI), popularmente conhecido como Pente-Fino do INSS, sobre o qual versamos mais detalhadamente no seguinte artigo: AUXÍLIO-DOENÇA - NOVO PENTE-FINO DO INSS

A novidade consiste na inclusão do auxílio-acidente no rol de benefícios passíveis de revisão através do referido programa. Isso significa que segurados que recebem o auxílio-acidente poderão ser convocados pelo INSS para submeter-se a perícia revisional e, consequentemente, poderão ver seus benefícios cessados.

Através dessa medida, o Governo Federal e o INSS buscam revisar benefícios de auxílio-acidente em situação de irregularidade, contudo, é sabido que o Pente-Fino do INSS implica também em cessações indevidas.

Vale salientar que o benefício de auxílio-acidente é devido ao segurado que apresenta redução permanente da capacidade laboral, assim, se a incapacidade parcial e definitiva para o labor já foi comprovada quando da concessão do benefício, entende-se indevida a realização de perícia revisional.

Muitos trabalhadores brasileiros que apresentam sequelas acidentárias incapacitantes dependem do auxílio-acidente, que possui caráter indenizatório, para complementar sua renda e garantir a sua subsistência – estes trabalhadores agora correm o risco de ter seus benefícios cessados, em razão de avaliação equivocada por parte do INSS, situação que lamentavelmente ocorre com frequência.

Para evitar a cessação do benefício é importante que, quando convocados, os segurados apresentem ao INSS documentação médica atualizada para comprovar que as condições de saúde que autorizaram a concessão do benefício se mantêm.

AUXÍLIO-ACIDENTE É O NOVO ALVO DO PENTE-FINO DO INSS
Imagem: Freepik

O QUE FAZER CASO SEU BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-ACIDENTE SEJA INDEVIDAMENTE CESSADO

Assim como ocorre com os demais benefícios por incapacidade, caso o segurado que tenha seu benefício indevidamente cessado, pois permanece parcialmente incapacitado para o trabalho, este pode pleitear o restabelecimento do benefício através de ação judicial.

No curso da ação judicial será nomeado pelo Juízo Médico-Perito especialista que irá analisar o quadro de saúde do segurado e opinar acerca da (in) existência de sequelas que implicam em incapacidade parcial e permanente para o labor.

Sendo confirmada a redução da capacidade de forma permanente, o INSS será condenado a restabelecer o benefício e pagar valores atrasados desde a cessação indevida, assim como ocorre nos casos de cessação indevida de auxílio por incapacidade temporária ou aposentadoria por incapacidade permanente.

Assim, em caso de cessação do benefício por incapacidade, é importante que o segurado procure advogados especialistas em Direito Previdenciário para auxiliá-lo a fim de reverter a decisão do INSS e garantir a manutenção de seu benefício.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp
Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...