REVISÃO DA VIDA TODA

Andressa Sauzem dos Santos
Andressa Santos Advogado
28/04/2020 2 minutos de leitura
REVISÃO DA VIDA TODA
Imagem: Unsplash

Surge para os segurados aposentados do INSS uma nova oportunidade para revisão de seus benefícios. A chamada Revisão da Vida Toda pode ser vantajosa para os aposentados que tenham vertidos maiores contribuições para o INSS antes de julho de 1994.

Em dezembro de 2019, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que a revisão é devida, tendo em vista que deve ser aplicada a regra mais vantajosa aos segurados. Segundo a tese revisional, a regra de transição prevista pelo art. 3º da Lei nº 9.879/1999, que reformou a Previdência Social, prejudica os segurados que tiveram contribuições de valor mais elevado antes de julho de 1994, pois as desconsidera para o cálculo do valor mensal do benefício.

Assim, o STJ definiu que é aplicável a regra definitiva, prevista pelo art. 29, I e II da Lei nº 8.213/1991, por ser mais vantajosa para o segurado do que a regra de transição criada na reforma de 1999, vez que prevê o cômputo de todas as contribuições vertidas para o cálculo do benefício, possibilitando o aumento de seu valor.

Segundo dispôs o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o segurado tem o direito de receber o benefício mais vantajoso, devendo ser utilizado o critério de cálculo que proporcione a este a maior renda possível, com base no seu histórico de contribuições, sendo indevido o simples descarte das contribuições vertidas antes de 1994, caso seu cômputo seja vantajoso para o segurado e possibilite aumento do valor de seu benefício.

Vale destacar que a tese foi jugada no STJ pelo rito dos recursos repetitivos e, portanto, deverá ser observada por todos os juízes e tribunais, conforme previsão do art. 927, III do Código de Processo Civil.

Contudo, para verificar se a revisão é de fato vantajosa para o segurado, é necessária a realização de cálculo criterioso, com base em documentação que comprove o valor das contribuições efetivamente vertidas ao INSS, pois o banco de dados da Previdência Social muitas vezes apresenta informações incompletas com relação aos salários-de-contribuição, sobretudo aqueles anteriores a julho de 1994.

Por fim, destaca-se que benefícios concedidos após a última reforma da previdência não poderão ser objeto da Revisão da Vida Toda, pois a Emenda Constitucional nº 103/2019 alterou as regras de cálculo anteriormente vigentes.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp
Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...