Documentos digitalizados tem valor jurídico?

Carlos Horácio Bonamigo Filho
Carlos Filho CEO
04/03/2020 2 minutos de leitura
Documentos digitalizados tem valor jurídico?
Imagem: Unsplash

A Lei nº 12.682/12 trata dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos. A Lei da Liberdade Econômico alterou essa legislação para autorizar o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens.

Há vários dispositivos que confortam aqueles que não querem manter grandes arquivos físicos. Segundo a legislação, após a digitalização e a constatação da integridade do documento digital, o original pode até mesmo ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.

O documento digital e a sua reprodução, em qualquer meio, realizada de acordo com o disposto na legislação tem o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito, inclusive para atender ao poder fiscalizatório do Estado.

Segundo a legislação, decorridos os respectivos prazos de decadência ou de prescrição, os documentos armazenados em meio eletrônico, óptico ou equivalente poderão ser eliminados.

Os documentos digitalizados conforme o disposto neste artigo tem o mesmo efeito jurídico conferido aos documentos microfilmados, nos termos da Lei nº 5.433/68.

Em relação à reprodução de documentos, ato do Secretário de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia deve estabelecer que documentos devem conter código de autenticação verificável.

É lícita a reprodução de documento digital, em papel ou em qualquer outro meio físico, que contiver mecanismo de verificação de integridade e autenticidade, na maneira e com a técnica definidas pelo mercado, e cabe ao particular o ônus de demonstrar integralmente a presença de tais requisitos.

Para a garantia de preservação da integridade, da autenticidade e da confidencialidade de documentos públicos deve ser usada certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Portanto, a manutenção de arquivos físicos, cada vez mais, é coisa do passado. E torna-se cada vez mais relevante a manutenção ordenada dos arquivos digitais.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp
Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...