Se a sua empresa não tem um setor de licitações, e você quer participar de um procedimento desses, comece a pensar imediatamente em criar um setor pra isso.
Ainda que o foco principal da licitação seja o preço, o representante da empresa deve receber treinamento adequado para saber se portar na sessão. Se o representante da empresa não souber se conduzir, é muito provável que possa perder momentos preciosos, que devem ser ditos e informados ao pregoeiro ou comissão de licitação, como no caso dos recursos por exemplo. Existindo irregularidade e o direito da empresa estando em jogo, o representante deve, sempre, falar ao pregoeiro ou Presidente da Comissão, mas pedindo oralmente que estas ações fiquem registradas em ata! A ata será o documento final que vai armazenar tudo que aconteceu na sessão, quem disse o que, o que foi decidido e com base em que.
O participante, ao final, assinará a ata para confirmar sua concordância. É ai que devem os representantes terem noção dos direitos da empresa, para assegurar que tudo que seja importante esteja escrito ali, para que nos recursos possa ser trazido à tona.
Também é necessário saber planejar com a Diretoria quais serão os preços a serem praticados e apresentados. Lembrando que há procedimento de licitação que requerem maior elasticidade do valor apresentado, porque sofrerão redução no curso da licitação, como é o caso do pregão. Empresários que conhecem o mercado das compras públicas não apresentam preços que não poderão cumprir. A fixação do preço pela empresa requer análise de mercado, e principalmente conhecer da pesquisa realizada pela Administração, que se não for parte do próprio Edital, está no processo e é dever que seja dado acesso a esta informação a quem quer que seja.
A empresa deve contar com uma assessoria e assistência de advogados especializados na matéria, que orientem a condução da participação da empresa, principalmente no que diz respeito aos recursos passíveis de serem interpostos. Isso porque, o procedimento da licitação é campo fértil para decisões arbitrárias por parte dos agentes públicos condutores do procedimento, que se comprometem tão somente em garantir a vantajosidade da Administração.
Para uma participação com sucesso, e êxito para vencer a licitação, sem percalços no caminho, contate a Garrastazu Advogados Associados, e disponha de banca altamente especializada na área de direito público, que acompanhará junto com a empresa sua participação nas licitações e eventuais medidas que assegurem seus direitos e a logrem vencedora.
Gostou desse conteúdo? Confira nosso artigo especial sobre
Sanções no Processo de Pregão
CONFERIR ARTIGOElaborado pelo time de Licitações da Garrastazu Advogados, coordenado por Carlos Bonamigo.
Fique por dentro das nossas novidades.
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.