INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 43/2020: É POSSÍVEL DISPENSAR, PARCELAR, COMPENSAR OU SUSPENDER AS MULTAS APLICADAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Mariana Fogaça
Mariana Fogaça Sócio
06/08/2020 2 minutos de leitura
INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 43/2020: É POSSÍVEL DISPENSAR, PARCELAR, COMPENSAR OU SUSPENDER AS MULTAS APLICADAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Imagem: Unsplash

No dia 09/06/2020, foi publicada a Instrução Normativa n.º 43/2020 do Ministério da Economia. A Instrução permite a dispensa, o parcelamento, a compensação e a suspensão da cobrança de multas aplicadas em licitações e contratos da Administração Pública Federal, realizadas pelo regime das leis n.º 8.666/1993, n.º 10.520/2002 e n.º 12.462/2011

Os Estados e os Municípios podem aplicar a Instrução aos contratos que utilizem os recursos da União decorrentes de transferências voluntárias.

Em relação a dispensa de cobrança, é estabelecido que fica desobrigada a formalização em processo, registro contábil e cobrança administrativa de multas aplicadas, quando o valor total atribuído ao mesmo devedor, sem juros ou atualizações, não ultrapassar o montante de R$ 1.000,00.

O parcelamento das multas é possível, na forma total ou parcial, em até 12 parcelas mensais e sucessivas, mediante requerimento formal do interessado à Administração. Contudo, não é possível que o parcelamento ultrapasse o prazo de vigência originário do contrato.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

A realização do parcelamento constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência do crédito, podendo a exatidão dos valores parcelados ser objeto de verificação futura.

Caso haja a discussão administrativa ou judicial acerca dos débitos, o sujeito passivo deverá comprovar que desistiu expressamente e de forma irrevogável da impugnação, do recurso ou da ação, bem como que renunciou a quaisquer alegações de direito sobre as quais se fundam as irresignações.

Com a Instrução, ainda é possível a compensação total ou parcial dos débitos com os créditos devidos pela Administração, decorrentes do mesmo contrato ou de outros contratos que o interessado possua com o mesmo órgão ou entidade sancionadora.

Em casos excepcionais, decorrentes dos impactos econômicos advindos da situação de emergência, na forma da Lei nº 13.979/2020, a Administração poderá suspender a cobrança pelo período de 60 dias após o término do estado de calamidade pública, trazido no Decreto Legislativo n.º 06/2020.

As hipóteses parcelamento, compensação e suspensão da cobrança podem ser combinadas entre si.

A Instrução surge no contexto de crise trazido pela pandemia da Covid-19 com a finalidade de facilitar as condições de pagamento das multas aplicadas aos sancionados.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Prezados clientes,

Devido às recentes enchentes que afetam significativamente a Região Metropolitana, informamos que o atendimento presencial na sede da Garrastazu Advogados em Porto Alegre estará suspenso.

Nossa prioridade é garantir a segurança de todos. Enquanto trabalhamos para normalizar a situação, nossa equipe continuará prestando assistência jurídica de forma remota. Todos os nossos serviços continuam operando com a mesma qualidade e eficiência através dos nossos canais digitais e telefônicos.

Para quaisquer dúvidas ou necessidades urgentes, por favor, não hesitem em contatar-nos.

Agradecemos pela compreensão e estamos à disposição para auxiliar no que for necessário durante este período.

Atenciosamente,

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...